segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Entrevista com Profissional área Siderurgica

*Com a atual situação do Mercado financeiro, como o setor siderurgico encarou o desafio de superar a crise?
-Ao projetarmos uma visão macro do setor siderúrgico, perceberemos que houve meses em que as quantidades de vendas e entregas foram particularmente baixas e coincidiram com o momento em que os estoques estavam elevados em todas as pontas, tanto nos distribuidores, fabricantes de tubos, de perfis quanto nos consumidores finais. No primeiro semestre a maior queda foi registrada em maio. Agora no segundo semestre o mês de setembro quebrou novamente a escalada de recuperação que parecia mudar o rumo das estatísticas e voltou a ser desastroso.
*Chegou a hora de concluir o planejamento para o próximo ano e uma série de perguntas ficam no ar com relação aos cenários de 2009. O que esperar do novo ano? Como andará o mercado? Poderemos esperar uma recuperação?
-São perguntas difíceis de responder, e existem outras que devem ser incorporadas a este questionamento e que merecem reflexão. -Todo momento de "crise" é um momento de oportunidades. Fazem parte da lei natural da vida as substituições dos fracos pelos fortes. Desde o império romano, naquela época de uma forma mais dolorosa, havia aqueles que ficavam pelo caminho e eram naturalmente trocados por outros guerreiros, com nova disposição e coragem.
* A mais contundente pergunta é sobre qual é a posição da empresa hoje?
- O Brasil atravessa um momento histórico, em que várias estruturas estão quebradas e certamente serão reformadas, trocadas ou substituídas, pois demonstraram que não têm capacidade de continuar.

Valéira Almeida
Analista da V&M

Nenhum comentário: